LED SMD vs COB

As luzes de LED estão em constante melhorando e seus diferentes modelos são bem mais populares do que as tradicionais lâmpadas incandescentes, principalmente porque elas podem durar até 25 vezes mais, enquanto utiliza menos energia.

Você pode escolher entre os tipos de LED SMD e COB dependendo de suas necessidades de eficiência e versatilidade.


• SMD:

O tipo de LED mais comum no mercado é o SMD. O seu chip é permanentemente soldado no circuito e é popular devido a sua versatilidade, podendo ser encontrada em lâmpadas, fitas e até na luzinha de notificação do seu celular.

Há uma grande variedade de tamanho quando se fala do LED SMD e, portanto, pode acomodar chips com formatos mais complicados, como o SMD 5050, com 5mm de largura, ou SMD 2835, com 3,5mm de largura.

Outra característica do LED SMD é o número de contatos e diodos que ele podem ter, o que o torna mas versátil, pois o seu chip pode contem diodos vermelhos, verdes e azuis e, com esses três, é possível criar qualquer cor simplesmente ajustando o nível de cada um.


• COB:

Assim como o SMD, os chips COB também possuem diversos diodos, na verdade possuem ainda mais do que SMD. Mas, ao contrário do SMD, o LED COB não consegue ser utilizado em lâmpadas ou luzes que trocam de cores, isso porque possui somente um circuito e dois contatos, enquanto múltiplos canais para ajuste são necessários para trocar de cor. Por causa disso, o LED COB é mais eficiente para usos de cor única.

Outro aspecto entre os LED COB e SMD é a diferença no uso de energia. COB é conhecido por ter uma razão entre lm/W melhor, além de ser produzir menos calor, o que permite o LED COB de produzir grandes quantidades de luz enquanto utiliza menos energia, quando comparado com o SMD.

Atendimento