VOCÊ SABIA? Fitas LED 12V

Fitas LED 12V

• As Fitas LED de 12V se tornaram rapidamente uma resposta eficiente para prover iluminação em seus ambientes. São flexíveis, permitindo contornarem com facilidade qualquer superfície. E, também, o seu baixo consumo e a eficiente tecnologia dos LEDs permite que as fitas funcionem de forma segura e sem esquentarem até mesmo em ambientes apertados.
• As Fitas LED 12V normalmente possuem LEDs dos tipos SMD 5050 ou SMD 2835. 5050 são grandes e brilhantes e mesmo assim não esquentam. 2835 são menores e, portanto, menos brilhantes. Qualquer tamanho acima de 5050 se torna mais caro e acabam esquentando mais, necessitando de dispositivos que reduzem e controlam a temperatura.
• As Fitas LED12V possuem uma grande variedade de cores, desde brancas a multicoloridas. Elas estão disponíveis nas cores vermelho, verde, azul, amarelo e branco (3000K-6500K). Elas também podem ser RBG, o que permite a troca de cores e, também, em Ultra Violeta!

Na Mak Led no momento estão disponíveis as Fitas LED 12V nas temperaturas de cores Branca Quente (3000K), Branco Neutro (4200K) e Branca Fria (6500K)

Como saber qual drive devo utilizar com a minha fita?

Muitas pessoas se perguntam na hora de comprar suas fitas “E agora? Como que ligarei elas? Qual drive preciso?” E a resposta para estas perguntas é mais simples do que parece. É só considerarmos a potência de cada metro e multiplicarmos pela metragem a ser instalada, mais 10 a 20% de folga, uma margem de segurança para não haver sobrecarga.
Por exemplo, uma Fita LED 12V de 4,8W/m e iremos instalar o rolo todo, 5 metros, então multiplicamos 4,8 por 5, resultando em 24W. Adicionando mais 20% de 24, temos 28,8W totais.
Ou seja, para essa fita em específico, pode ser utilizado o nosso Driver 3A 12V, que comporta até 28,8W em 127V e 36W em 220V.

Queda de voltagem e como evitar?

Um ponto importante que sempre é esquecido em relação a Fitas LED 12V, é que a voltagem diminui conforme viaja pela fita. Ou seja, a cada metro a voltagem é menor do que o metro anterior. Em fitas com 30 LEDs por metro há uma indicação de tamanho de 10 metros e, em fitas com 60 LEDs por metro, 5 metros. Qualquer tamanho maior do que esses e as fitas serão afetadas e não irão funcionar corretamente devido à queda de voltagem que ocorrerá.

Corte

As Fitas LED 12V podem ser cortadas, mas somente em lugares específicos
Estes lugares estão marcados com uma tesoura ✂️.

Após cortado, este pedaço é tratado como outra fita individual e, portanto, pode ser utilizada com outro driver.
Para isso utilize um adaptador ou solde com estanho os fios do driver na emenda da fita.
As regiões marcadas para o corte sempre ficam sobre polos, marcados com um +, para positivo, e um -, para negativo, permitindo a ligação sem problemas.
A ligação incorreta normalmente não causa danos na fita, apenas a impede de ligar.

Atendimento